sábado, setembro 25, 2010

Liberdade não Existe

Liberdade não existe
Eu falaria sobre liberdade, se as pessoas que estão empregadas não precisassem de chefia;
Eu falaria sobre liberdade, se os professores que conscientizam jovens, dessem aulas de fato sem que alguém lhes cobrasse retorno;
Eu falaria sobre liberdade, se os filhos cumprissem as obrigações escolares sem a cobrança dos pais;
Eu falaria sobre liberdade, se os políticos administrassem (como lhes cabe fazer, honestamente), o poder de nos representar que lhes outorgamos;
Eu falaria sobre liberdade, se as igrejas cumprissem de fato a missão de representantes e divulgadoras dos ensinos se Jesus.
 Aí, sim. Eu falaria de liberdade porque ela existiria, visto que falar sobre aquilo que não existe é perda de tempo. E pensar que nas escolas os professores de redação tem verdadeira obsessão por este tema!  Absurdo! E ainda se fala que o aluno deve estudar a partir do conhecido. Ele conhece a liberdade para dissertar sobre ela?
Então se nada disso acontece, por que falar de LIBERDADE, esta condição a que todo ser humano ambiciona, sem existir?
Se existisse, na terra não haveria cargos de chefia, nem patrões, nem líderes fiscalizadores e muito menos monitoramentos porque todos saberiam e cumpririam por si só suas obrigações. E, se assim fosse, não cumpririam apenas pelo fato de ter desenvolvido a consciência de que aquilo que se tem por realizar deve levar em consideração a si própria e ao seu irmão. Conquanto, concebendo que ao se tirar de um irmão, não é dele que se está tirando, mas de si mesmo, da obrigação que lhe cabe como irmão de amar ao próximo como a si mesmo, conforme preconizava Jesus.
Tudo é pura utopia. Tenho assistido a políticos, padres, professores, gremistas, líderes sindicais fazendo apologia a liberdade quando não exemplificam, e muitas vezes teimam em quererem pressionar as pessoas que consideram menos esclarecidas a pensarem semelhante a si mesmo.
Por isso reitero, como se opta por liberdade se não se respeita o direito individual de pensar, de agir e de decidir? É certo que você pode esclarecer, mas também deve conceder o direito de escolha. Isto sim é liberdade.  Entretanto, esse direito tem sido negado em favor da tirania e da subjugação, muitas vezes fazendo-se uso até mesmo da perseguição.
Para ser sincera, afirmo que o ser humano não tem sequer a liberdade de pensar, porque até mesmo seus pensamentos mais secretos são vigiados por aqueles que gostariam que você pensasse pela visão restrita que lhes cabe sobre o mundo e a forma de vida.
 Como posso, então falar de liberdade se até o que pensamos, queremos e cremos é o resultado de idéias que nos foram incutidas com propósitos muitas vezes alheios a nossa classe, por pessoas que nunca vestiram a nossa túnica e que opinam sobre tudo, contudo, falam do que acham, mas, nunca do que sentiram? 
Ah, liberdade! Só te poderemos conceituar, definir, sentir, exercitar no momento em que compreendermos e cumprirmos nossas obrigações para com o mundo, o próximo e conosco mesmo.
 
Por isso que ninguém poderá me convencer de assumir uma posição concreta sobre LIBERDADE a menos que me possa demonstrar que a terra não é um espaço apenas de lazer, mas de trabalho.  Trabalho no qual todos apresentem satisfação e responsabilidade pela evolução.  Aí, sim. Nesse momento exato, podem me convidar para falar sobre liberdade, porque por enquanto eu me recuso a falar do que não existe.

Um comentário:

Diana disse...

Ótimo texto! essa é minha Mainha!
Quando eu crescer quero ser como ela! XD