sábado, abril 13, 2013

Mudanças que o tempo faz

Existem coisas que só valorizamos quando perdemos ou estamos em via de perdê-las. O exemplo maior delas é a vida. 
Comecemos fazendo uma análise rápida: Nossos valores são limitados pela ignorância sobre a mesma. Isto porque nunca percebemos quão curta ela é.
Se atentarmos para a forma de vida que levamos constataremos que não vivemos como devíamos, simplesmente nos deixamos levar. E o pior sem nenhuma preocupação com o futuro, pois praticamos de tudo que pode nos prejudicar materialmente ou espiritualmente. Inclusive provocando até a morte antecipada pelos exageros cometidos. E quem ganha com isso? A terra que com sua sede de tranasformação absorve-nos o corpo, muito embora temamos que absorva TUDO.  Pois embora tenhamos a intuição da eternidade do espírito, desconfiamos que assim não seja. Talvez essa dúvida seja até um mecanismo de indulgência  inventada, a fim de que não  nos culpermos pelos desvios da conduta reta. Log,o a única certeza que temos é a que vemos e aquilo que nos parece, pode não ser o que acontece: Reviver pra a vida ETERNA.
Por isso é que ancorados numa intuição desconfiada é que vamos levando a vida, visto que o valor que lhe damos é mínimo, porém se de repente um médico estipula-nos um limite de vida, nosso mundo desmorona.
Recuperados, pois, do choque passamos a ver tudo sob outro prisma. A partir daquele momento cada segundo torna-se precioso. Temos urgência em concluir tudo que iniciamos, arrependemo-nos  do tempo que desperdiçamos iludidos com o finito que antes parecia infinito e com discórdia e atritos.
A partir daí tudo tem cheiro de despedida. Amamos mais e nosso olhar adquire uma profundidade de quem já se encontra em outro plano e a urgência de viver é bem maior que aquela quando não possuíamos limite de tempo.
O tempo? Ele nada limita é a consciência que acordou junto com o medo de partir. O tempo este estava aberto, dando-nos liberdade para agir. Nos é que só  percebemos que ele passou tarde demais.
A partida é uma lei sem exceção, o tempo é indefinido, porém todos um dia iremos, o bom mesmo seria que não precisasse um médico diagnosticar dias ou meses de vida para que nos preocupássemos em realizar o que nos cabia por obrigação tanto para consigo   para com o próximo.
 

Nenhum comentário: